Minicurso
1: A Balaiada no discurso dos seus historiadores
Profa. Dra. Sandra Regina
Rodrigues dos Santos
Universidade Estadual do Maranhão
Neste
minicurso buscaremos analisar com os cursistas a produção historiográfica da
Balaiada destacando que a mesma é consensual ao reconhecer que este movimento
de revolta foi o maior ocorrido no Maranhão, não só pelo grande número de
participantes, como também pela extensão geográfica onde agiram os rebelados,
destacando neste contexto o espaço do sertão. Assim sendo, é importante
analisar o discurso de alguns estudiosos que sobre ela escreveram, procurando
entender quais as razões de algumas posições assumidas em relação ao movimento.
Nesta análise escolhemos algumas obras de autores que foram contemporâneos do
movimento, outras que foram escritas entre meio século a um século após a
revolta, e outras escritas nas últimas décadas do século XX e que são
consideradas obras revisionistas. As duas primeiras categorias constituem-se em
memórias ou estudos de pesquisa realizados pelos “autores- historiadores”, e de
modo geral refletem um modelo de historiografia de cunho positivista; a outra
categoria é de estudos acadêmicos, específicos sobre a Balaiada, cujas análises
partem de uma teoria, elaboram hipóteses
e dialogam com as fontes, tornando possível a construção de uma história que
não está preocupada em absorver ou condenar os atores de um determinado
acontecimento.
Minicurso 2: Novas Linguagens para o Ensino
da Balaiada
Profa. Dra. Júlia Constança Pereira Camêlo
Universidade Estadual do Maranhão
Prof. Me. Yuri Givago Alhadef Sampaio Mateus
Programa Ensinar/UEMA
O crescente
avanço das pesquisas, no campo do ensino de História, assinala a sua importância na constituição do indivíduo enquanto sujeito ativo da sua própria história. Estudar História Regional é
essencial para constituir indivíduos com senso crítico em relação ao mundo no
qual estão inseridos, sobretudo ao observarem as atuações das camadas populares
nos eventos históricos. Com as novas abordagens na escrita da História, alguns
temas antes não contemplados ganham espaço na academia, assim houve um
crescimento nas pesquisas referentes à participação popular nos processos
históricos. No que se refere à Balaiada, por muito tempo predominou no meio
social as visões conservadoras que enxergam os balaios como baderneiros,
ladrões, bandidos, dados ao mundo do crime. De outro modo, há aquelas
releituras desse movimento, que justificam as ações dos balaios como forma de
se expressarem contra os seus governantes que os excluíam dos processos
políticos, e contra as desigualdades socioeconômicas que perpetuavam os
latifúndios e a exploração do trabalho. Neste minicurso, que trata das novas
linguagens para o ensino da Balaiada, apresentaremos recursos didáticos sobre a
Balaiada como:
paradidático, jogos, histórias em quadrinhos, filmes, músicas, literaturas,
documentos, internet, museus, mapas, etc.