Minicursos


Minicurso 1: A Balaiada no discurso dos seus historiadores
           Profa. Dra. Sandra Regina Rodrigues dos Santos
            Universidade Estadual do Maranhão

Neste minicurso buscaremos analisar com os cursistas a produção historiográfica da Balaiada destacando que a mesma é consensual ao reconhecer que este movimento de revolta foi o maior ocorrido no Maranhão, não só pelo grande número de participantes, como também pela extensão geográfica onde agiram os rebelados, destacando neste contexto o espaço do sertão. Assim sendo, é importante analisar o discurso de alguns estudiosos que sobre ela escreveram, procurando entender quais as razões de algumas posições assumidas em relação ao movimento. Nesta análise escolhemos algumas obras de autores que foram contemporâneos do movimento, outras que foram escritas entre meio século a um século após a revolta, e outras escritas nas últimas décadas do século XX e que são consideradas obras revisionistas. As duas primeiras categorias constituem-se em memórias ou estudos de pesquisa realizados pelos “autores- historiadores”, e de modo geral refletem um modelo de historiografia de cunho positivista; a outra categoria é de estudos acadêmicos, específicos sobre a Balaiada, cujas análises partem de uma  teoria, elaboram hipóteses e dialogam com as fontes, tornando possível a construção de uma história que não está preocupada em absorver ou condenar os atores de um determinado acontecimento.

Minicurso 2: Novas Linguagens para o Ensino da Balaiada
Profa. Dra. Júlia Constança Pereira Camêlo
Universidade Estadual do Maranhão

Prof. Me. Yuri Givago Alhadef Sampaio Mateus
Programa Ensinar/UEMA

     O crescente avanço das pesquisas, no campo do ensino de História, assinala  a sua importância  na constituição do indivíduo enquanto sujeito ativo da sua própria história. Estudar História Regional é essencial para constituir indivíduos com senso crítico em relação ao mundo no qual estão inseridos, sobretudo ao observarem as atuações das camadas populares nos eventos históricos. Com as novas abordagens na escrita da História, alguns temas antes não contemplados ganham espaço na academia, assim houve um crescimento nas pesquisas referentes à participação popular nos processos históricos. No que se refere à Balaiada, por muito tempo predominou no meio social as visões conservadoras que enxergam os balaios como baderneiros, ladrões, bandidos, dados ao mundo do crime. De outro modo, há aquelas releituras desse movimento, que justificam as ações dos balaios como forma de se expressarem contra os seus governantes que os excluíam dos processos políticos, e contra as desigualdades socioeconômicas que perpetuavam os latifúndios e a exploração do trabalho. Neste minicurso, que trata das novas linguagens para o ensino da Balaiada, apresentaremos recursos didáticos sobre a Balaiada como: paradidático, jogos, histórias em quadrinhos, filmes, músicas, literaturas, documentos, internet, museus, mapas, etc.