Convidados


Apresentação dos Historiadores e Historiadoras participantes das conferências e mesas-redondas

Conferencistas

Matthias Röhrig Assunção

Possui Licenciatura e Mestrado em História pela Universidade de Paris VII - Diderot;  Doutorado em História pela Freie Universitaet Berlin (1990). Atualmente é Reader na Universidade de Essex, Inglaterra, Reino Unido. Ensina e pesquisa História da América Latina e História do Brasil, atuando principalmente nas seguintes sub-áreas: história política e história social do Brasil e da América Latina (séculos XIX e XX), escravidão, movimentos sociais, Maranhão, cultura afro-brasileira, capoeira e artes marciais do "Atlântico negro".









_________________________________________________________________________________


Claudete Maria Miranda Dias

Possui Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Piauí; Especialização e Mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense; Doutorado em História Social, pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999); Pós-doutorado em História Cultural pela Universidade Federal Fluminense (2003) e pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris (2004). Atualmente é professora aposentada Associada I, da Universidade Federal do Piauí. Pesquisa na área de História Social e cultural, em torno dos temas Colonização e Povoamento, História Indígena, Movimentos sociais do século XIX, Independência do Brasil e do Piauí, Historiografia Brasileira, Meio ambiente e História e Arqueologia.



________________________________________________________________


Mesa-redonda 1: Historiografia da Balaiada

Johny Santana de Araújo

Possui Bacharelado e Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Maranhão; Mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí; Doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2009). Atualmente é Professor da Universidade Federal do Piauí e Membro do Programa de Pós-graduação em História do Brasil. Desenvolve pesquisas com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação do Estado Nação, História Militar, Forças Armadas do século XIX ao XXI, História Política e História das Relações Internacionais, Relações Sociais, Políticas e Econômicas no Piauí do século XIX, Escravidão no Brasil do século XIX, Imprensa no Brasil do século XIX.





______________________________________________________________________


Josenildo de Jesus Pereira 

Possui graduação em História Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão, mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2006), e Pós-Doutorado (2017) no Instituto de Ciências Sociais - ICS da Universidade de Lisboa - UL, Portugal. Atualmente é professor Associado II do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência de pesquisa na área de História, com ênfase em História do Brasil Império e da África atuando, principalmente, nos temas: História da África Centro Ocidental, com ênfase no colonialismo português e História de Angola; Escravidão Moderna; Cultura Afro-brasileira e Educação e relações étnico-raciais no Brasil. 


_________________________________________________________


Sandra Regina Rodrigues dos Santos

Possui graduação em História Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão; Especialização em Historiografia Brasileira e Regional, pela Universidade Federal do Maranhão; Mestrado em História e Cultura Política pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Doutorado em Políticas Públicas em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (2004); Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa (2016). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de História e Geografia e do Mestrado Profissional em História da Universidade Estadual do Maranhão. Desenvolve atividades de ensino e pesquisa nas áreas de História e Educação, com pesquisa nos temas da história e historiografia do Maranhão, com destaque para a Balaiada, e no campo da história da educação, com pesquisas na área de políticas educacionais, estágio curricular, ensino de história, gestão democrática.




________________________________________________________________


Iramir Alves Araujo


Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Maranhão; Mestrado em História pela Universidade Federal do Maranhão (2013). Roteirista de quadrinhos e animação e Professor da FFI-Formação Faculdade Integrada. Tem experiência na área de História, com ênfase nos seguintes temas: Balaiada, História em Quadrinhos, Humor.








_________________________________________________________________________________


Ramsés Magno da Costa Sousa

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Maranhão; Especialista em Ensino-Aprendizagem da História (2004). Atualmente é professor de História do Ensino Médio pela Secretaria de Estado da Educação (MA) e da rede privada de ensino. Atua também na Educação de Jovens e Adultos (EJA) pela Secretaria Municipal de Educação. Tem experiência na área de História, com ênfase nos seguintes temas: Balaiada, Resistência, Educação, Escravidão e Cultura.







________________________________________________________________

Yuri Givago Alhadef Sampaio Mateus


Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Maranhão; Licenciatura Plena em Pedagogia e Bacharelado em Teologia pela Faculdade de Teologia Hokemah (Fateh); Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF); Mestrado em História (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas (PPGHEN), atual Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST), da Universidade Estadual do Maranhão. Membro do Núcleo de Estudos do Maranhão Oitocentista (NEMO). Atualmente é professor do Programa Ensinar/UEMA e da Fateh. Pesquisa os seguintes temas: Independência, Setembrada, Balaiada, Lutas Populares, Ensino de História, Educação, Memória, Identidade.



________________________________________________________________

Mesa-redonda 3: Balaiada na Perspectiva de Gênero

Elizangela Barbosa Cardoso

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Piauí, mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2010). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de História, com ênfase em História e Gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: educação feminina, trabalho feminino e casamento.


_________________________________________________________________________________

Elizabeth Sousa Abrantes


Possui graduação em História, pela Universidade Federal do Maranhão; Mestrado em História do Brasil, pela Universidade Federal de Pernambuco; Doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2010); Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa (2017). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação História, Ensino, Narrativas (Mestrado Profissional - PPGHIST/ UEMA) e Coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Gênero e Educação do Maranhão (NUPEGEM). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil e do Maranhão, atuando principalmente nos seguintes temas: relações de gênero, história das mulheres, dote e educação feminina (séculos XIX e XX).



________________________________________________________________

Pedro Vilarinho Castelo Branco

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Piauí; Mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco; Doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Piauí, atuando junto ao Programa de Pós-Graduação em História do Brasil, e ao Departamento de Geografia e História. Integra o grupo de pesquisa História, Cultura e Gênero. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império e República, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, cidade, escrita, literatura, gênero, condição feminina e educação. 







_________________________________________________________

Mesa-redonda 4: Histórias e Memórias da Balaiada

Jakson dos Santos Ribeiro


Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Maranhão (Centro de Estudos Superiores de Caxias-MA); Especialista em História do Maranhão pelo IESF (Instituto de Ensino Superior Franciscano); Mestre em História Social pela Universidade Federal do Maranhão; Doutor em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (2018). Coordenador do Grupo de Estudos de Gêneros do Maranhão- GRUGEM/UEMA. Tem experiência na área de História e Gênero com ênfase nas identidades constituídas acerca do gênero, masculinidades, feminilidades, Sexualidades, surdez, surdez e sexualidade, História e Imprensa, História e Cidade, História e Literatura, sociabilidades, festas, infância, ensino de história e prática do ensino.








_________________________________________________________

Teresinha de Jesus Mesquita Queiroz


Possui graduação em Licenciatura Plena em História e Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí; Mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná; Doutorado em História pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professora associada nível I da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Metodologia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: história, literatura, Piauí, historiografia e Teresina.








________________________________________________________________


Regina Helena Martins de Faria


Possui graduação em História Licenciatura e especialização em História Econômica  pela Universidade Federal do Maranhão; Mestrado em História do Brasil e Doutorado em História (2007) pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal do Maranhão.  Coordenou o Grupo de Pesquisa Sociedade, Memória e Poder, integrou o corpo docente do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História (Mestrado em História Social). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil e do Maranhão, atua principalmente nos seguintes temas: estado e poder, aparatos de policiamento, história militar, escravidão, trabalho livre.






________________________________________________________________


Mesa-redonda 5: Balaiada e lugares de memória

Joana Batista de Sousa


Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Maranhão. Especialista em Teoria e Metodologia da História pela Universidade Estadual do Maranhão; Mestre em História, Ensino e Narrativas pelo Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas (PPGHEN), atual Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST), da Universidade Estadual do Maranhão (2016). Atualmente é Professora efetiva da rede pública municipal em Codó- MA. Tem experiência na área de História, com ênfase nos seguintes temas: História, poder, imagem, memória, educação patrimonial, patrimônio, jornal, cidade, ferrovia. É membro do Grupo de Pesquisa Histórias do Maranhão.








________________________________________________________________


Reinilda de Oliveira Santos

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Maranhão. Mestrado em História, Ensino e Narrativas pelo Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas (PPGHEN), atual Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST), da Universidade Estadual do Maranhão (2018). Tem experiência na área de Patrimônio, Cultura popular e Religiosidades afro brasileiras, com atuação na Comissão Maranhense de Folclore (CMF), Comitê Gestor de Salvaguarda do Tambor de Crioula (CGSTC), na Rede de Educadores em Museus (REM), Projeto Proprietas, Museu Afrodigital do Maranhão-MAD, no "NEÁFRICA: Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre África e o Sul Global".







________________________________________________________________

Deusdedit Carneiro Leite Filho



Possui graduação em Arqueologia pela Universidade Estácio de Sá; Especialista em Gestão do Patrimônio Cultural (1997); Doutorando em Patrimônio pela Universidade de Extremadura. Atualmente é diretor do Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão - Secretaria de Estado da Cultura - Maranhão. Desenvolve trabalhos de pesquisa em parceria com a Universidade Federal do Maranhão, Museu Paraense Emílio Goeldi e Scientia Consultoria Científica; além de atividades de educação patrimonial voltadas para os estudantes de escolas públicas, o público frequentador do museu e a população em geral.







________________________________________________________________

Mesa-redonda 6: Balaiada sob o olhar da Literatura e da Imprensa

Ana Lucia Pinheiro Silva Sousa


Possui graduação em Letras pela Fundação de Ensino Superior de Olinda; Mestrado em Gênero, feminismo e igualdade de oportunidade pela Universidade Internacional de Andalucía - UNIA. Tem experiência na área de educação no contexto feminina e masculina no século XIX no Maranhão, e relações de Gênero no universo educacional.










_________________________________________________________________________________


Jordânia Maria Pessoa

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Piauí; Mestrado em História do Brasil - UFPI; Doutoranda em História pela Universidade Vale do Rio dos Sinos. Professora Assistente II da Universidade Estadual do Maranhão. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias. Membro da Academia Caxiense de Letras na cadeira de n°35 de João Mendes de Almeida. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil e Maranhão, atuando principalmente nos seguintes temas: cidades, oligarquia e poder.